top of page

O hábito de estalar a coluna e o pescoço pode oferecer riscos à saúde?



Desde criança, as pessoas costumam desenvolver algumas manias, como estalar dedos das mãos, punhos, pescoço, e outras partes do corpo. Devido a sensação de alívio momentânea, cria-se esse hábito. Mas pouco se sabe do quanto esse hábito pode oferecer riscos à saúde. Na matéria de hoje vamos entender melhor sobre os perigos de se auto estalar.


Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular.


Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.


O ato de estar alguma parte do corpo causa uma sensação de alívio momentâneo. Mas esse é um falso alívio, umas vezes que não alivia de verdade. Muito pelo contrário, pode trazer danos à saúde.


Como para com os estalos?


DICA 01: Se alongue


A rigidez muscular pode ser uma das razões para que as pessoas estalem algum local, provavelmente tentando reduzir a tensão e o desconforto que sentem. Em vez de tentar “aliviar” constantemente as articulações, alongue cuidadosamente os músculos; isso pode melhorar a tensão, eliminando a vontade de estalar. Faça movimentos controlados e lentos, respirando fundo durante os alongamentos. Tente manter a posição por cerca de 30 segundos e repita o exercício de três a cinco vezes por dia.

Alongar diretamente após um banho quente ou à aplicação de calor úmido é recomendado. Isso deixará a musculatura mais maleável.


DICA 02: Se movimente


Caso alguma região do corpo esteja rígida e tenha a movimentação prejudicada, o problema pode estar nas articulações. Nesse caso, tentar “desobstrui-las” é preciso, mas é muito difícil que articulações muito tensas relaxem através da automanipulação. Em vez disso, as articulações acima e abaixo da que apresenta rigidez continuarão estalando, o que pode deixá-las muito soltas (hipermóveis) e instáveis com o passar do tempo.


DICA 03: Fortaleça seus músculos


Fortalecer os músculos é ótimo para dar estabilidade; eles não são apenas importantes para a movimentação, mas também para fornecer proteção e estabilidade aos ossos e articulações que ficam abaixo deles.


Ao ficar enfraquecida, a musculatura aumenta a instabilidade na coluna cervical, que pode dar à pessoa a vontade de estalar. Consequentemente, fortalecer a musculatura pode diminuir essa vontade.


As pessoas que estalam o pescoço regularmente, e nunca se sentem satisfeitas, podem necessitar tratamento para realinhar suas articulações, o que pode ajudar a diminuir a vontade de estalar o pescoço o tempo todo.


Além disso, caso notem qualquer inchaço incomum no pescoço, que pode ser um sinal de acúmulo de líquido, lesão ou infecção, caso sintam dor na articulação do pescoço, especialmente dor crônica que não tem nenhuma causa aparente ou caso as articulações comecem a ficar menos móveis devido à idade ou a uma condição como osteoartrite, devem agendar uma consulta no Centro de Coluna.


#COLUNA #ESTALAROPESCOÇO #CUIDADOCOMACOLUNA


bottom of page