Rua Rui Barbosa, 200 D Centro, Chapecó/SC
3323 3034 | 49 99917 3034centrodecoluna@centrodecoluna.com.br
AGENDAR CONSULTA







 

Postado em 07 de Janeiro às 14h40

Como evitar a postura "corcunda"?

Quando vista de frente, a coluna deve ser retilínea, mas ao se olhar de lado, ela deve ter curvaturas fisiológicas.

Muitos problemas podem acentuar essa curvatura e causar dores e doenças, como a cifose.

Na verdade, cifose é o nome que se dá à curvatura natural da coluna na altura do tórax, de modo que a cabeça permaneça centralizada em relação com a pelve.

Sintomas:

Quando há o aumento da cifose, é possível notar:

- Diferença na altura dos ombros;
- A cabeça fica inclinada para frente;
- Quando se inclina o tronco para frente, a parte superior das costas parece ser mais alta que o normal;
- Encurtamento da musculatura da parte posterior das pernas;
- Dor nas costas, mas é raro que seja intensa.

Mas, o principal sintoma é a ?corcunda? que se observa nas costas, especialmente, em idosos.

Causas:

Há dois fatores principais para o aumento da cifose em idosos: surgimento de fraturas decorrentes de osteoporose (que achatam as vértebras) e a degeneração dos discos intervertebrais.

Tratamentos:

Bem, no caso de idosos, é essencial que se trate primeiro a causa do aumento da cifose.

No caso da osteoporose, o diagnóstico precoce, feito por meio de densitometria e outros exames, pode ser o diferencial para manutenção da qualidade de vida do paciente, além da mudança de hábitos: como alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Já quando a causa é a degeneração dos discos intervertebrais, há uma limitação quanto ao tratamento, não existe medicação que age diretamente nestas estruturas. Neste caso, o melhor caminho é a prática de exercícios posturais, que melhoram a dor e a estética do paciente, porém, têm limitações em relação à correção das deformidades posturais que já se apresentem rígidas.

Qualquer que seja a causa da cifose, é importante que o diagnóstico e o tratamento sejam indicados por médicos especialistas.

E todo e qualquer exercício tenha acompanhamento de profissionais da área.

Você sente algum tipo de desconforto nas costas? Você pode entrar em contato, agendar uma avaliação e conhecer nossa clínica que trata os pacientes como devem ser tratados: como pacientes, não portadores de doenças.


Veja também

Ergonomia básica preventiva para o local de trabalho06/04/10 Existem certas orientações básicas sobre ergonomia que podem ajudar um funcionário a evitar dores ou lesões nas costas: Faça uma descrição da função com base nos esforços presentes em um ambiente de trabalho específico, o tempo utilizado desempenhando a tarefa e a biomecânica (definição dos movimentos......
Sete sinais de alerta de Dores nas Costas07/04/10 Se você responder "sim" a qualquer uma das perguntas a seguir, você deve consultar um especialista em coluna: 1. Sua dor na parte inferior das costa se prolonga até sua perna? Se a dor é persistente e severa, ela......
As dores da pandemia 19/10/20 A dor nada mais é do que um grito do nosso corpo. Esse grito nos diz que há algo errado! Em alguns casos, esse grito é de socorro, alto e urgente. Em outros, não é bem um grito, é mais como um gemido, uma lamentação, contínua, frequente, incômoda? Em......

Voltar para BLOG