Tratamentos › Fibromialgia, nova técnica de tratamento com bomba de infusão.

Fibromialgia, nova técnica de tratamento com bomba de infusão.

Diversas pesquisas e estudos de grupo com pacientes fibromiálgicos revelam que o tripé: medicamento, condicionamento físico e apoio psicológico consiste no melhor tratamento e controle da doença. “Em muitos pacientes, é possível atestar que o controle das crises é muito mais efetivo em pessoas que realizam um tratamento multidisciplinar, com apoio de terapias complementares e de profissionais das áreas da fisioterapia, psicologia, entre outras”, relata o Dr. Rafael Ricardo Lazzari, complementando “o importante é manter corpo e mente sempre em atividade”.

Em casos selecionados , onde as terapias convencionais não surtem efeitos esperados, podemos lançar mão da BOMBA DE INFUSÃO que é um aparelho computadorizado onde colocamos micro-doses de medicamentos, pela veia , com o intuito de modular e minimizar o sofrimento, diz Dr. Rafael Ricardo Lazzari, especialista de Coluna e Tratamentos da Dor.

O QUE É FIBROMIALGIA?

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. (2,3)

CAUSAS

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. Confira:

-Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome
-Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia
-Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome
-Trauma físico ou emocional: a fibromialgia às vezes pode ser desencadeada por um trauma físico, o estresse psicológico também pode desencadear a condição.

FATORES DE RISCO

Os médicos alertam para alguns fatores de risco que facilitam o surgimento de fibromialgia. Confira:

-Sexo: a síndrome é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 20 e 50 anos
-Histórico familiar: a doença é recorrente entre membros de uma mesma família, indicando que talvez exista algum fator genético envolvido nas suas causas
-Outros transtornos: se você tem artrite reumatóide ou lúpus é mais provável que você acaba desenvolvendo fibromialgia.

SINTOMAS DE FIBROMIALGIA

Confira os principais sintomas da fibromialgia:

-Dor generalizada: a dor associada à fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar
-Fadiga: pessoas portadores dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia, insônia e síndrome das pernas inquietas
-Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental
-Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável)
Problemas de memória e de concentração
-Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
-Palpitações
-Redução na capacidade de se exercitar.

PRINCIPAIS PONTOS DE DOR DA FIBROMIALGIA

As dores de origem emocional atingem principalmente o sistema musculoesquelético do paciente que apresenta fibromialgia e são representadas pelos seguintes pontos dolorosos:

-Região da coluna cervical
-Coluna torácica
-Cotovelos
-Nádegas
-Bacia
-Joelhos.

Fonte: (https://www.minhavida.com.br/saude/temas/fibromialgia)

Centro de Coluna Chapecó/SC O QUE É FIBROMIALGIA? Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos...

Voltar para Tratamentos